estudante
CURSO DE MEDICINA
COENZIMAS,VITAMINAS E MEMBRANAS
ROBERTO FARIAS LOPES JÚNIOR
JUAN RAYSNNER MEIRA DE MIRANDA
GURUPI-TO
SETEMBRO DE 2013
ROBERTO FARIAS LOPES JÚNIOR
JUAN RAYSNNER MEIRA DE MIRANDA
MEMBRANAS, VITAMINAS E COENZIMAS
Trabalho realizado pelos acadêmicos do 1º período do Curso de medicina do Centro Universitário UNIRG, como pré-requisito parcial de nota da disciplina Bioquímica, sob orientação do Prof. Joaquim penoni.
GURUPI – TO
SETEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos explicar as especificações da membrana plasmática, vitaminas e coenzimas. Além de demonstrar a sua importância para a manutenção da vida.
No que consiste a membrana iniciaremos uma elucidação desde sua função de manutenção intracelular até a captação de sinais de seus glicocálix. Da mesma forma como as 13 vitaminas são excenciais para execução de funções celulares específicas, e muitas precursoras das coenzimas que por sua vez são enzimas do metabolismo intermediário.
Desta forma, iremos fazer uma breve caminhada por estas três estruturas de fundamental importância para vida.
1. COENZIMAS
Coenzima é uma substância orgânica não protéica necessária ao funcionamento de certas enzimas. A parte protéica de uma enzima chama-se apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. Uma coenzima pode se destacar de sua respectiva apoenzima para designar função específica (o exemplo mais comum é o NAD e o FAD, ambas coenzimas de holoenzimas desidrogenases que estabelecem importante papel no Ciclo de Krebs), porém, em caso de separação, a enzima propriamente dita fica inativa até que a coenzima e apoenzima constituam o conjunto novamente. Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daí sua importância. A