Bioquímica
CURSO DE MEDICINA
MEMBRANAS,VITAMINAS E COENZIMAS
CRISTINA COTRIM DE SOUZA
LUDMILA NAVES MARINHO
GURUPI-TO
ABRIL DE 2013
CRISTINA COTRIM DE SOUZA
LUDMILA NAVES MARINHO
MEMBRANAS, VITAMINAS E COENZIMAS
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica como parte de requisitos para obtenção de nota.
Orientador: Prof. Dr. Joaquim dos Santos Penoni.
GURUPI – TO
ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
Neste projeto de Pesquisa iremos falar sobre, coenzimas e vitaminas. Explicando ao decorrer deste, cada um deles.
As coenzimas são uma mistura de compostos orgânicos, de baixo peso molecular, termoestáveis, requeridos para a atividade das enzimas, que se combinam reversivelmente a algumas enzimas e são essenciais ao funcionamento destas.
As vitaminas constituem nutrientes orgânicos requeridos em pequenas quantidades a uma série de funções bioquímicas e que, geralmente, não podem ser sintetizados pelo organismo, devendo, portanto, serem fornecidos pela alimentação.
1. COENZIMAS
Coenzima é uma substância orgânica não protéica necessária ao funcionamento de certas enzimas. A parte protéica de uma enzima chama-se apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima. Uma coenzima pode se destacar de sua respectiva apoenzima para designar função específica (o exemplo mais comum é o NAD e o FAD, ambas coenzimas de holoenzimas desidrogenases que estabelecem importante papel no Ciclo de Krebs), porém, em caso de separação, a enzima propriamente dita fica inativa até que a coenzima e apoenzima constituam o conjunto novamente. Muitas vitaminas são coenzimas de processos vitais, daí sua importância. A coenzima A, por exemplo, é importante na respiração celular. Várias enzimas humanas são proteínas conjugadas,