psicologia
Vestibular - Programas
II - A DIVERSIDADE II. A - NA ORGANIZAÇÃO 1. Níveis de organização dos sistemas biológicos.
2. Processos fundamentais da fisiologia celular: respiração, fotossíntese, síntese protéica e divisão celular – mitose e meiose.
3. Noções básicas dos tipos de tecidos e de sistemas humanos, bem como dos tipos de tecidos e de sistemas de vegetais superiores. Quanto a este tópico, o importante é a compreensão de que a vida se organiza em "sistemas dentro de sistemas" de tal forma, que, em cada nível de complexidade, os fenômenos observados – dos sistemas celulares aos ecossistemas – exibem propriedades que não existem nos níveis inferiores.
Recomenda-se o conhecimento da composição química dos seres vivos interligado com o entendimento dos respectivos processos fisiológicos, sem necessidade de se enfatizarem suas etapas intermediárias.
Recomenda-se, ainda, o conhecimento da diferenciação dos tecidos de acordo com suas funções, sem necessidade de se enfatizarem detalhes de morfologia e classificação. Nos vegetais, a ênfase deve ser dada ao processo de nutrição, com maior detalhamento da função da folha e da raiz. Na reprodução dos vegetais superiores, é importante o estudo da flor, polinização, fruto e semente. II. B - NAS CARACTERÍSTICAS DOS GRUPOS DE SERES VIVOS 1. Características gerais dos vírus.
2. Características gerais, condições de hábitat, adaptações, importância ecológica e econômica dos seguintes grupos: Bactérias, Algas e Fungos.
3. Características morfológicas e adaptativas das Plantas.
4. Características gerais dos seguintes grupos animais: Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Vertebrados. Quanto ao item 4, é relevante conhecer o hábitat, as interações com outros seres vivos, os aspectos básicos de comportamento e as funções vitais – como captação de alimento, digestão, transporte, trocas gasosas, excreção e reprodução. Recomenda-se que o estudo dessas funções seja comparativo.