Biologia
As plantas, enquanto seres pluricelulares complexos, necessitam de transportar substâncias minerais até as folhas, para garantir a síntese de compostos orgânicos que aí ocorre.
Algumas plantas mais simples (plantas avasculares) não possuem estruturas especializadas no transporte de substâncias. No entanto, nas espécies mais evoluídas (plantas vasculares), a distribuição de substâncias ocorre devido à existência de sistemas de transporte, localizados nos diferentes órgãos das plantas.
Plantas avasculares- briófitas- Ex. musgo
Plantas vasculares- pteridófitas- Ex. Feto - Gimnospérmicas – Plantas de folha cónica que não da flor -Ex. Pinhas - Angiospérmicas- Plantas com flor – Ex. Cravo
A água e os sais minerais utilizados na síntese de matéria orgânica, entram na planta por absorção, através da raiz. Por outro lado, o dióxido de carbono utilizado durante a fotossíntese entra na planta através dos estomas. Os estomas também controlam a quantidade de água que se evapora pelas folhas, num processo denominado transpiração.
Cerca de 99% da água absorvida pelas raízes é perdida sob a forma de vapor, através das folhas. Porém, esta água é substituída por outra, transportada, juntamente com sais minerais, num sistema contínuo de vasos, que se estende desde a raiz, passa pelos caules e chega até as folhas. Este sistema de vasos denomina-se xilema. Existe também outro sistema de vasos chamado floema, no qual há movimento de água e solutos orgânicos, resultantes da fotossíntese, que se deslocam, essencialmente, das folhas para os outros órgãos das plantas. O movimento de água e de soluto no interior da planta através destes tecidos condutores denomina-se translação.
Xilema/Tecido Traqueano/lenho
Ocorre o transporte de seiva bruta, água (99.5%) e sais minerais (0.5%) da raiz para as partes aéreas da planta.
Os elementos condutores, células mortas onde circulam a água e os sais minerais. Podem ser de dois tipos: trocóides e