Aborto
Este trabalho apresenta como tema central o aborto, mais especificadamente: métodos utilizados para a realização do aborto e seus consequentes riscos; história do tema em questão; “comportamento” das classes sociais em relação ao assunto; opiniões e visão de algumas religiões; aborto em caso de estupro.
É possível encontrar quatro diferentes opiniões sobre a legalização do aborto:
1. totalmente a favor;
2. a favor apenas em determinadas situações - casos de violência sexual, risco à vida da grávida e anencefalia;
3. contra em toda e qualquer situação;
4. os que não possuem opinião definida.
O principal objetivo do trabalho é a comunicação e informação sobre o aborto, sem, em nenhum momento, dar ênfase a qualquer uma das opiniões anteriormente citadas.
Conclusão
Em vista dos argumentos apresentados, conclui-se que não há – e possivelmente nunca haverá - unanimidade em relação à legalização do aborto.
Os que veem o aborto como algo criminoso são maioria desde a Antiguidade, porém, o aumento das informações sobre o assunto fez com que, na atualidade, as mulheres passassem a lutar mais por aquilo que consideram certo para si mesmas.
Representantes das diferentes opiniões sobre o assunto procuram justificar, da melhor maneira possível, o porquê da defesa de seu ponto de vista. A questão do aborto envolve aspectos morais, éticos e religiosos, cuja avaliação depende da singularidade de cada indivíduo. Sendo assim, não cabe aos responsáveis por esse trabalho julgá-los direta ou indiretamente.
Fato é que todos são contra o aborto como solução. Os responsáveis pelas leis do país precisam encarar o aborto como um problema grave de saúde pública, que exige solução urgente.