Abordagens Qualitativas
A ampliação do leque de probabilidades de tratamento do objeto educacional não se faz acompanhar um necessário aprofundamento teórico,daí surgiram alguns rumores de que a pesquisa qualitativa estaria contribuindo para o empobrecimento da educação,devido a falta de rigorosidade nas investigações.
(...) Alves-Mazzot (1991,p.54)diz "que muitos estudos ditos qualitativos não passam de relatos impressionistas e superficiais que pouco contribuem para a construção do conhecimento." Moraes(2001)atenta para o fato de que a educação vive um momento de falta de acompanhamento teórico.
A experiência linguística é a possibilitadora do conhecimento do que é real,o compreender interpretativo é maior quando a curiosidade é estimulada.
Mesmo que o objetivo das abordagens não seja a utilização de métodos científicos , isso não significa que elas não busquem a verdade.Nessas abordagens utilizam várias metodologias e técnicas de pesquisas como: entrevistas,narração,dentre outros.
(...) Como afirma Edgar Morin a propósito do seu próprio método de pesquisa (a simpatia,convivibilidade,o viver com)isto é, estar o mais possível dentro dos efeitos de emergência e de auto-organização da complexidade do mundo.(Barbier,202,p.86)
Um dos fatores predominantes é a má condução dessas pesquisas na educação,os quais a têm transformado mais em um palco de guerras autodestrutivas ao invés de em um ambiente saudável.
Os rumores existentes de que esse modelo investigativo demonstra