A TRINDADE DE DEUS
A proposição que se resume os textos bíblicos a respeito da Trindade é de que Deus é três pessoas, cada pessoa plenamente Deus e só há um Deus. Essa é a proposição de Trindade para os nossos dias. Onde se crer e aceita todas as referencias bíblicas para tal afirmação. Já que as Escrituras não mencionam a palavra Trindade propriamente dita.
Quando chegamos a igreja para assistir a mais um culto é natural para os cristãos exaltar a Deus e agradecer por ele permitir nossa presença naquele santo lugar. É natural também rendermos graça e honra ao cabeça da igreja, que é Jesus, e invocar o Espírito Santo de Deus para se fazer presente naquela reunião. Mas nem sempre foi assim. Alguns erros doutrinários com relação a trindade foram cometidos ao longo da história da Igreja e muitos ainda os cometem nos dias de hoje ou por não conhecerem essa Doutrina ou por ignorá-la.
Negando da trindade
Uma linha modalista afirmava que Deus era uma pessoa que se revelava a nós de diferentes formas (modos). Para eles Deus no Antigo testamento se revela como Pai. Já nos evangelhos Deus se revela como Filho e logo após o pentecostes (Atos 2 ) o Pai e Filho se revelam como Espírito ativo na igreja. E o erro fatal dessa afirmação é que ela acaba negando necessariamente as relações pessoais entre os membros da trindade. Sendo assim temos que negar que no batismo de Jesus, o céu se abriu e Deus falava e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de uma pomba (Mc1.10-11).
Segundo o arianismo, o Filho e o Espírito santo não eram divinos.Deus criou Jesus em um dado momento (o filho não estava com o pai desde o Principio). Embora o filho sendo um ser celeste anterior a criação. Jesus era considerado somente semelhante ao Pai, mas não igual ao em todos os atributos.