Abordagem qualitativa
1
Índice
1 Introdução
2 Raízes históricas e fundamentos da abordagem qualitativa
3 Pesquisa do tipo etnográfico: um exemplo de pesquisa qualitativa
4 Considerações finais
5 Referências bibliográficas
1
2
4
7
8
Resumo
Embora a etnografia não seja, enquanto metodologia de pesquisa, algo significativamente novo, ainda não se coloca com clareza para muitos professores/pesquisadores.
Com o intuito de preencher essa lacuna, esse artigo objetiva apresentar considerações teórico/práticas relevantes sobre a pesquisa do tipo etnográfico, classificada como qualitativa, e que ganha um espaço cada vez maior nas pesquisas educacionais. Busca-se, para isso, apresentar os princípios básicos da pesquisa de cunho etnográfico, exemplificandoa através de pesquisas realizadas em sala de aula e traçar, resumidamente, a história do surgimento da abordagem qualitativa de pesquisa da qual emergem as idéias da etnografia.
Introdução
A abordagem qualitativa tem se afirmado como promissora possibilidade de investigação em pesquisas realizadas na área da educação. Uma pesquisa com essa abordagem caracteriza-se pelo enfoque interpretativo. Desse modo, as técnicas de investigação não constituem o método de investigação
(ERICKSON, 1989).
A pesquisa qualitativa observa o fato no meio natural, por isso é também denominada pesquisa “naturalística” (ANDRÉ, 1995, p.
17). Entre os tipos de pesquisa qualitativa está a do tipo etnográfico. Para que uma pesquisa seja reconhecida como do tipo etnográfico, deve preencher, antes de tudo, os requisitos da etnografia que tem como premissas a observação das ações humanas e sua interpretação, a partir do ponto de vista das pessoas que praticam as ações. Trata-se de gerar dados aproximando-se da perspectiva que os participantes têm dos fatos, mesmo que não possam articulá-la. Para conseguir captar esse sentido, as ações do