Pesquisa em Educação abordagens qualitativas
Como a pesquisa está sendo compreendida como um simples levantamento de dados, as autoras não dispensaram um comentário sobre este:
Comentam Ludke e André (1986) que os estudos de levantamento ajudaram e ainda ajudam muito, no entanto, não possibilita penetração, averiguação de variáveis, pois, é apenas um levantamento de uma visão geral, como uma fotografia.
O método qualitativo abordado na obra, consiste portanto na superação do tradicionalismo referente a pesquisa em educação, tornando necessário que o pesquisador tenha uma relação direta com seu objeto de estudo e que acompanhe a dinâmica do fenômeno de forma que possa agir sobre o mesmo, propondo, possivelmente, soluções para as complexas problemáticas que a educação contem.
O grande desafio da pesquisa em educação, é então analisar o objeto de estudo na sua dinâmica, e o método qualitativo dispõe de meios para a coleta de dados, respeitando essa dinâmica - os meios para a coleta de dados consistem em: entrevista, observação e análise documental, dos quais as autoras tratam detalhadamente e de forma excelente. É através da coleta de dados que o pesquisador, afim de validar sua obra, vai analisar todo o material coletado, separando o que não será necessário dar ênfase entre o que deve ser aprofundado.
Os meios pelo qual o investigador analisa seu objeto de estudo esbarram, no entanto, em uma série de questões éticas quando se trata da ação direta entre o investigador e o investigado ( uma