Abordagens Psicologicas
Na pesquisa feita sobre abordagens psicológicas, será abordado as seguintes teorias: Psicanálise de Freud, Behaviorismo de Watson, a teoria Gestalt por Wertheimer, a Psicologia analítica de Jung, o Humanismo de Maslow, a Psicologia sócio-histórica de Vigostky.
DESENVOLVIMENTO Behaviorismo Fundado pelo psicólogo americano John B. Watson. Teoria que dá a psicologia um objeto de estudo observável, mensurável, pelo fato de o mesmo ser baseado na ciência do comportamento. Com o Behaviorismo a psicologia ganha mais aspecto científico devido aos experimentos em laboratório, fazendo com que a psicologia se rompesse com a filosofia e ganhando status de ciência. Watson defendia uma concepção funcionalista, isto é, o comportamento sendo estudado como função de variáveis do meio. Estímulos do meio que interagem com um sujeito gerando Respostas, S-R, se ajustando ao ambiente por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos. O Behaviorismo acaba por estudar as interações do meio com o homem, e as respostas que o mesmo dá a esses estímulos.
Psicanálise
Fundada pelo médico austríaco Sigmund Freud. Refere-se a uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional. Freud estava preocupado em relatar suas descobertas sobre a psique humana, formulando leis para a estrutura e o funcionamento de tal. Escola responsável pela descoberta do inconsciente, na tentativa de mapeá-lo e compreender seus mecanismos. Analisava o comportamento humano organizando a mente em Id, Ego e Superego, afim de curar doenças que não possuíam causas orgânicas. No Id o inconsciente regido pelo “princípio de prazer” se encontram os desejos, os impulsos e a preservação pela vida. O Superego é expressado pela moral e a educação, tem papel de sentinela da mente, atenta a qualquer desvio moral, também age inconscientemente censurando impulsos e desejos, principalmente desejos sexuais, No Ego regido pela consciência, encontramos o “princípio da realidade”, busca mediar