Abordagens Psicologicas
Fundado pelo psicólogo americano John B. Watson. Teoria que dá a psicologia um objeto de estudo observável, mensurável, pelo fato de o mesmo ser baseado na ciência do comportamento. Watson defendia uma concepção funcionalista, isto é, o comportamento sendo estudado como função de variáveis do meio. Estímulos do meio que interagem com um sujeito gerando Respostas, S-R, se ajustando ao ambiente por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos. O Behaviorismo acaba por estudar as interações do meio com o homem, e as respostas que o mesmo dá a esses estímulos. O behaviorismo ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais.
É o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
A contribuição do behaviorismo vem de sua própria critica. Ou seja, o fracasso do paradigma experimental behaviorista cuja consequência na educação foi uma abordagem mecanicista do processo de ensino aprendizagem reduzindo notoriamente a ação do sujeito e sua autonomia em face de um ambiente controlador de sua ação, levou a questionar a concepção do paradigma S-R em educação. Desta forma, a aprendizagem, que foi reduzida a ótica behaviorista a um processo linear, tem que ser necessariamente reformulada com a complexidade que a constitui.
Abordagem Gestalt
Fundada pelo psicólogo de origem tcheca Max Wertheimer, acompanhado por outros dois pensadores, Kurt Kofka e Wolfgang Köhler. Criaram uma escola em Berlim da Psicologia Gestalt. Conhecida pela psicologia da forma, sendo considerada sua base a percepção.
A compreensão seria dada pelo aspecto estético em relação ás formas captadas. Sendo assim a