Abordagens da Psicologia
A abordagem psicanalítica.
A Teoria Psicanalítica de Freud
A partir de 1895, Freud apresentou conceitos que causaram bastante agito à comunidade científica, estando entre eles:
• Inconsciente;
• Histeria de conversão;
• Recalque;
• Trauma;
• Psicanálise.
Estrutura psíquica, em Freud:
ID – representa o núcleo primitivo da personalidade e os impulsos básicos do ser humano; é a única estrutura que já possuímos quando nascemos.
EGO – representa a consciência e vai se formando a partir do contato com o mundo.
SUPEREGO – representa também uma estrutura consciente e se forma a partir da aquisição de regra sociais, do entendimento do que é certo ou errado.
As estruturas psíquicas se inter- relacionam, justificando a nossa conduta.
O ID representa impulsos relacionados ao alcance de prazer , e o superego às obrigações, imposta pela realidade.
O ego tenta uma mediação entre ambos.
A abordagem behavarista
O Behaviorismo ou teoria comportamental ou ainda comportamentalismo, é um ramo da psicologia que estuda o comportamento.
Behaviorismo é a ciência que estuda o comportamento humano. Assim como Freud é da Psicanálise, Watson é o "pai" do behaviorismo. Porém este tomou as dimensões atuais após os estudos de Skinner.
Essa ciência experimental acdredita que todos os nossos comportamentos (até mesmo as emoções) acontecem por meio de aprendizados que temos por "imitação" e associação. Outra característica dele é que ele despreza totalmente a compreensão e o inconsciente da mente humana.
A abordagem gestaltista
A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção (Britannica, 1992:226).
Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: