abordagens teorica da psicologia
O objetivo deste trabalho é situar a psicologia histórica como projeto de ciência independente chegando as tendências atuais. Se poderá observar que as abordagens teóricas deram sequência ao desenvolvimento da psicologia. Na oportunidade analisaremos a abordagem behaviorista e da forma.
Behaviorismo
O behaviorismo consiste em uma escola das psicologia, ou seja, pressupostos teóricos que tiveram uma grande importância porque possibilitaram o status de ciência a psicologia.
A origem da palavra é americana e significa comportamento. Watson usou o termo pele primeira vez ao definir a psicologia como a ciência do comportamento; ele acreditava que as reações emocionais são aprendidas através do ambiente. Essa é a essência da escola comportamentalista, a influência de fatores externos, do ambiente e da experiência do comportamento humano, diferenciando do inatismo-maturacional que dá ênfase aos fatores biológicos: a hereditariedade e a maturação como determinantes do comportamento.
Watson deixa claro que o interesse da psicologia deve estar voltado para a relação estímulos-respostas, enquanto uma ciência natural e objetiva, deixando os processos internos no organismo para serem estudados por outras áreas, como a fisiologia. Sendo importante buscar a previsão da resposta diante do estimulo conhecido e identificar o estimulo perante a resposta conhecida.
A base desta concepção é a capacidade de adaptação, de reagir aos estímulos, às mudanças do ambiente. Um exemplo deste processo consiste nos animais em seu habitat natural prevenindo os perigos, buscando alimentos em busca de sua sobrevivência.
Psicologia da Forma
A Gestalt é uma das escolas da psicologia que trouxe também sua contribuição. Seus pressupostos teóricos apontam para formas de aprendizagem, métodos de ensino, percepção dos conteúdos e das relações e, como buscar soluções para situações-problema.
Gestalt é uma palavra de origem alemã que tem como significado