Etanol, Biodiesel e biogás
BIODIESEL 6
1.1 HISTÓRIA DO BIODIESEL 7
1.2PRODUÇÃO DO BIODIESEL 8
Fonte: Biodiesel: parâmetros de qualidade e métodos analíticos. Disponível em: Acesso em: 30/03/2013. 8
1ETANOL 9
2.1HISTÓRIA DO ETANOL 10 2.2 PRODUÇÃO DO ETANOL 11
2BIOGAS 12
2.1HISTÓRIA DO BIOGÁS 13
CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
INTRODUÇÃO
A área de Biocombustíveis esta em foco, com a crescente preocupação com os efeitos colaterais que a poluição e as enormes emissões de CO2, tendo como consequência o efeito estufa. Além de estar sendo desenvolvido em escala industrial, esse tipo de combustível esta em alta no mercado consumidor. Sendo também utilizado no dia a dia pela humanidade. Porém o grande desafio é que ainda existe grande competitividade com os combustíveis minerais, sendo também necessário o trabalho com comunidades incentivando o produtor rural no cultivo de produtos para a obtenção de biomassa, ou seja, materiais primários para o uso de obtenção de fontes de energia tendo como exemplo a madeira.
Como esse é um assunto extremamente atual, encontrado em nosso cotidiano, é função do engenheiro químico se preocupar com novas fontes de energia sendo essas energias renováveis, se preocupando com a poluição emitida pelos processos industriais tendo também comprometimento com baixos custos de produção.
O Tema Biocombustível é dissipado em centenas ou ate milhares de divisões, pois a muitos modos, matérias primas, que podem se tornar algum biocombustível. Neste trabalho serão apresentados três biocombustíveis, biodiesel, etanol e biogás, que são substancias mais conhecidas, e muito utilizadas.
BIODIESEL
Biodiesel é um combustível feito a base de óleos vegetais e gorduras de origem animal, portanto é um combustível renovável, pode ser utilizado em automóveis de motor movidos a diesel como, por exemplo, carros, caminhões, ônibus e etc... Esse tipo de combustível tem alto potencial para se tornar um