Biocombustível
- Funcionamento de uma industria de biocombustivel - Matéria-prima - Processo de fabricação
- Vantagens e desvantagens do biocombustivel
- exemplo: BS Bios
Introdução
Biocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba. Atualmente os principais biocombustíveis são: etanol, que é produzido a partir da cana-de-açúcar e milho, biogás, produzido a partir da biomassa, bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros.
-
Os biocombustíveis podem ser usados em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. Aqui no Brasil, por exemplo, o diesel é misturado com biocombustível. Na gasolina também é adicionado o etanol.
Uma das vantagens de usar biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes. Outra vantagem é que o biocombustível é uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis, como o óleo diesel, gasolina querosene e o carvão mineral.
Por outro lado, a produção de biocombustíveis tem diminuído a produção de alimentos no mundo. Buscando lucros maiores, muitos agricultores preferem produzir milho, soja, canola e cana-de-açúcar para transformar em biocombustível.
Os principais biocombustíveis são: etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar e milho), biogás (produzido a partir da biomassa), bioetanol, bioéter, biodiesel, entre outros. -
Etanol
O etanol é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
O etanol é bem menos poluente em comparação aos combustíveis fósseis que são derivados do petróleo, como o diesel e gasolina.
------------- IMAGEM