quimica
Química Geral Experimental – GQI 102
Dra. Elaine Fontes Ferreira da Cunha
Relatório do Experimento V
Solubilidade
Fabiana Cristina de Carvalho - 201220207
Karen Silva Teixeira – 201220975
Karine Maciel de Carvalho 201220994
Kenia Sebastiana Carla Andrade - 201221002
Mariana Borges Resende - 201221645
Sérgio Coelho de Moura Filho - 201220986
Lavras, 20 de março 2013.
Resumo
Solubilidade é a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma determinada quantidade de solvente. A temperatura e um fator muito influente para tornar o solvente com maior ou menos capacidade de receber mais soluto.
Normalmente as soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto, sendo o solvente a sustância de maior concentração na solução, e o soluto substancia que apresenta uma menor quantidade.
Objetivo e descrição do experimento
O experimento objetivou verificar a temperatura da dissolução, e o inicio da cristalização do nitrato de potássio, como também sua curva de solubilidade. Para isso os reagentes adotados foram água destilada e nitrato de potássio. Os materiais usados foram: um Becker de 100 ml com um tubo de ensaio em uma balança analítica.
Em um tubo de ensaio pesou-se 3g de KNO3 . Posteriormente, usando uma pipeta volumétrica de 10 ml, pipetou-se o mesmo volume de água destilada colocando-a no tubo de ensaio contendo o KNO3 logo em seguida levou os mesmos para capela, onde estava preparado o bico de bunsen com a tela de amianto, então se colocou o tubo de ensaio contendo o sal+ agua em banho maria em um Becker que estava sendo aquecido pela chama do bico de Bunsen e agitando-o até a dissolução, logo que ouve a dissolução introduziu-se o termômetro para a verificação da temperatura, tirou-se o tubo de ensaio do banho maria e desligo a chama do bico bunsen.