Primeiras Abordagens da Psicologia
FUNCIONALISMO ( William James) 1842-1910
Principal nome na psicologia americana. Primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em psicologia.Seu interesse pela psicologia surgiu após ler um artigo de Wundt. Começou a dar ênfase em suas aulas a psicologia, mas tarde deixou de fato a fisiologia.
Ênfase ao estudo das experiências conscientes. Objeto da psicologia a interação continua entre o organismo e o seu ambiente. Se interessavam mais no que a mente faz,nas suas funções.
Não limitavam seus métodos de estudo a introspecção.Expandiram o alcance da pesquisa psicológica para incluir A OBSERVAÇAO direta de organismos vivos em seus ambientes naturais.
Trabalhos na área de educação, educação infantil,industria...
Importância de como o comportamento funcionava de modo a permitir que pessoas e animais se adaptassem aos seus meios.
ESTRUTURALISMO ( Edward Ticchner) 1867 -1927
Foi inaugurada por Wundt,mas foi Titchner que usou o termo. Ênfase no estudo da consciência.Prioriza os aspectos estruturais (snc)
Entender os fenômenos mentais pela decomposição dos estados de consciência produzidos pela estimulação ambiental.
Abandona as idéias de Wundt e desenvolve as suas próprias idéias sobre a natureza da psicologia.
Utiliza-va o método de observação introspeccionismo (produzidos a partir do laboratório) O método usado não possibilitava o emprego de crianças,indivíduos psicologicamente anormais e animais como sujeitos. O método de introspecção (olhar para dentro) exigia sujeitos treinados para que pudessem observar e descrever minuciosamente suas sensações em função das características da estimulação a que eram submetidos.
ASSOCIACIONISMO ( Edward Thorndike ) 1874- 1949
Primeira teoria de aprendizagem na psicologia.Visao de utilidade deste conhecimento,muito mais questões filosóficas que perpassam a psicologia.
Esse termo se dá concepção que a aprendizagem ocorre por um processo de associação