Fisioterapia na Neurologia
O objetivo desse trabalho é expor a fisioterapia na área de neurologia adulta, mostrando como ela age nos pacientes e qual o papel que a Fisioterapia exerce na saúde do individuo. Abordaremos também as disfunções neurológicas, mostrando que são inúmeras e apresentam quadros diferentes um aos outros.
Objetivo da Fisioterapia Na Neurologia Adulta
A fisioterapia em pacientes neurológicos adultos tem como um papel fundamental na reabilitação, adaptação e interação dos mesmos, e em sua condição de saúde. A fisioterapia também tem como finalidade diagnosticar lesões, tratando-as através de aparelhos e movimentos com objetivo de reabilitar, restaurar e prevenir disfunções corporais e motoras. A fidelidade e o bom relacionamento paciente-terapeuta também são fatores determinantes na progressão do tratamento. É importante ressaltar que o fisioterapeuta tem sempre em mente garantir o bem estar não só físico, mas também como mental do paciente, exercendo ética profissional em seu atendimento.
Fisioterapia em Traumatismo Crânio Encefálica (TCE)
O Traumatismo Crânio Encefálico são lesões ocorridas no crânio que podem afetar o encéfalo do individuo, variam de casos leves a casos muito graves. Trata-se de qualquer contusão no crânio que pode se manifestar imediatamente ou em algumas horas, atingindo somente a caixa craniana ou em casos mais graves o cérebro. Após a estabilização do TCE o paciente deve ser encaminhado para reabilitação fisioterapêutica.
As causas mais comuns do traumatismo acontecem geralmente em acidentes com pessoas jovens, na maioria os homens, acidentes de trabalho, quedas, violência física, mergulho em águas rasas, entre outros. A consequência da gravidade não é facilmente diagnosticada de imediato, mas sabe-se que depende da extensão e local da lesão no encéfalo.
São bastante variáveis e dependem do grau e local da lesão. Pode haver inconsciência, disfunções musculoesqueléticas momentâneas