Processos emergentes
Faculdade Anchieta
Curso de Psicologia
Ana Paula Marques
Claudia Costa Assis
Maysa Trindade
Simone Pereira Rodrigo
Talitha Candido da Silva
Processos Emergentes
Prof.ª Silvia
Psicologia Clínica
Introdução
A profissão do psicólogo no Brasil teve inicio com a criação das faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia em 1833 e até o final do século XIX não havia nenhuma sistematização ou institucionalização do conhecimento psicológico. Sendo esse período denominado pré-profissional.
A psicologia foi iniciada como ciência há cerca de 100 anos, sendo a sua regulamentação, como profissão no Brasil, somente em 27 de agosto de 1962 perante a LEI: 4.119/62. Em 1975 a profissão passou a estar organizada e estabelecida, sofrendo alterações socioeconômicas, com formação referente a três grandes áreas como: Clínica, Escolar, Organizacional.
A abordagem a seguir tem como finalidade mostrar de forma breve como a Psicologia Clínica foi introduzida e quais seus principais desafios. Sendo ela um ramo da psicologia que tem como objetivo a compreensão da pessoa na sua totalidade, na sua singularidade, em situação e em evolução, considerando-a como um ser único, singular, não semelhante a qualquer outra.
Desenvolvimento
O termo Psicologia Clínica foi aplicado pela primeira vez em 1896, naquela ocasião dizia respeito a processos diagnósticos empregados na clínica médica, destinados a crianças deficientes físicas e mentais. A demanda por esses processo de diagnostico surgiu no contexto em que doenças mentais passaram a ser consideradas similares às doenças físicas. Nessa fase inicial os trabalhos realizados em clínicas psicológicas, não se configuravam como a prática clinica da atualidade, mas eram direcionadas para a avaliação e para o tratamento de problemas de comportamentos e de aprendizagem de crianças em idade escolar, desse modo abrangia o campo do que hoje é a psicologia