Abordagens da Psicologia
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA
Várzea Grande
2014
MILENY BARBOSA DE LIMA
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA
Pesquisa apresentada ao curso de Psicologia, da UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande, da Disciplina Teorias e Sistemas em Psicologia, Sob a orientação da Professora Danielle Paula Padilha
Várzea Grande
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta esse mesmo comportamento e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana.
Percebe-se portanto, que desde essas épocas remotas, já se verificava a necessidade de que hoje existe como desenvolvimento e aprimoramento das necessidades básicas e existencial de todo ser humano. Por isso percebemos hoje como no passado que assim como a Filosofia, a Psicologia também foi se desenvolvendo através de pesquisas e descobertas e desdobrando-se em várias abordagens ou linhas teóricas.
Existem várias linhas de trabalho em Psicologia, que nada mais são do que formas e técnicas específicas de atuação do psicólogo. Em linhas gerais, são caminhos diversos de entender o ser humano, mas que acabam levando a um mesmo lugar, na questão de resultados. Algumas abordagens são a Behaviorista (comportamental), a Psicanálise, a Humanista, a Gestalt, a Existencial e a psicodrama.
Em linhas gerais, psicologia baseia-se na compreensão do ser humano, seus medos, desejos,