abordagem tradicional
A abordagem tradicional é conhecido como ensino rigoroso, seu ensino é centrado no professor, que é indispensável para transmissão de conhecimentos, o aluno só pode ser o receptor que não expõe suas ideias, não debate e não tem um dialogo aberto com sua autoridade maior.
Para o ser humano transferir o que aprendeu no andar da vida, é preciso guardar as informações sobre o mundo, conservar tudo aquilo que foi de bom uso em seu ensino transmitindo aos seus receptores futuros.
A arte gótica foi a expressão estética da baixa Idade Média. A invenção do arco ogival e da abóbada de nervuras, apoiada em arcobotantes e contrafortes, permitiu a construção de gigantescas e elevadas catedrais, capazes de alojar um número de pessoas muito maior do que as velhas igrejas românicas.
Durante o século XIV desencadeou-se na Europa uma profunda crise econômica, social e espiritual. Uma sucessão de más colheitas, conseqüência de mudanças climáticas, trouxe a fome a uma população que ultrapassava em muito as possibilidades produtivas do sistema feudal. Ocorreram numerosas revoltas camponesas contra os senhores, enquanto nas cidades os trabalhadores pobres das guildas se rebelavam contra os ricos comerciantes e os mestres artesãos reunidos nos patriciados que dominavam os governos urbanos. As destruições provocadas por essas revoltas juntaram-se aos danos causados pelas guerras promovidas pelos senhores feudais com o objetivo de recuperar o poder perdido. Também a guerra dos cem anos, entre a França e a Inglaterra, provocou grande devastação e obrigou muitos camponeses a abandonar suas terras.
A fome favoreceu a dissem Europa foi dividida em pequenos estados feudais no final da Idade Média. A maioria deles fazia parte do reino da França ou do Sacro Império Romano-Germânico.
No final do século V, o término de uma série de processos de longa duração, entre eles o grave deslocamento econômico e as invasões e os assentamentos dos povos germanos no Império