Abordagem sistêmica da negociação
Na negociação deve-se ter uma visão igual para todos, já que o objetivo é chegar a um consenso com todas as partes envolvidas satisfazendo suas necessidades. Na visão para se obter uma boa negociação se tem as entradas e saídas.
• Entradas: tem a influências que pode estar sujeito como diferenças individuais, valores pessoais, interesses comuns, participação e a flexibilidade. • Processo: nele se consegue transformar as idéias das entradas e saídas em pontos positivos, para ter uma negociação onde todos os indivíduos ganhem. • Saídas: O resultado da negociação. É positiva quando o resultado da busca é alcançado com um acordo e decisão conjunta em busca de benefícios duradouros tendo assim uma negociação de maneira efetiva e ampla.
A importância da comunicação no processo de negociação
Para se ter resultado satisfatório numa negociação tem que haver uma boa comunicação, esta que é definida como informação trocada, compartilhada e compreendida por duas ou um grupo maior de pessoas, geralmente com a intenção de influenciar. No ponto de vista de Fisher e Brown “a comunicação é algo complexo” porque podemos nos comunicar de varias maneiras em cada movimento nosso e às vezes até mesmo sem intenção, por conta disso em alguns casos ocorre mal-entendidos, desconfianças, idéias erradas e assim consequentemente resultados ruins. Para eles quando se consegue ter uma boa comunicação não é por ser amigo, mas por conseguir ter uma comunicação eficaz com pessoas que discordam com você.
É aconselhável para os negociadores independentemente das táticas que irá utilizar ouvir com atenção, para conseguir refletir sobre os dois lados da negociação, já que cabe a ele administrar de coerente forma o processo e atingir para ambas as partes da negociação o ganho. Para isso acontecer deve-se se alinhar ao processo, considerar as variáveis, identificar as habilidades e questões éticas, a