001 Abordagem Sistemica Na Negociacao
Os pesquisadores clássicos e humanistas foram amplamente criticados por ignoraram o relacionamento entre a organização e o seu ambiente externo. Em 1950, os estudiosos da administração, voltaram‐se os detalhes da organização para tentar entende‐la como um sistema total. Esses esforços foram baseados na (TS) Teoria dos Sistemas. Essa Teoria dos Sistemas, surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram validos e aplicados a diferentes ramos da ciência.
Mais, Bertalanffy, em 1930, percebeu que a ciência costumava tratar de maneira fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística. Com isso, o levou a formular duas idéias centrais da sua teoria:
Ø A importância da interdependência das partes.
Ø A necessidade de tratamento complexo pra uma realidade complexa.
Em um artigo publicado em 1951, Bertalanffy usou pela primeira vez a expressão TEORIA
GERAIS do SISTEMA ( TGS), ficando conhecido como criador e o precursor dessa teoria. Apenas, em
1960, a TGS foi amplamente reconhecida na administração e a sua difusão foi resultado da necessidade de síntese e de integração das teorias precedentes.
Para alguns estudiosos, as idéias centrais da TGS, aplicada a administração, podem ser explicada a partir de alguns aspectos.
P Homem Funcional P Conflitos de Papeis P Incentivos Mistos
PEquilíbrio Integrado PEstado Estável.
Atualmente, saber negociar torna‐se fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem‐sucedida. Trata‐se de uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno, tendo em vista a crescente pressão que as empresas e as pessoas sofrem para manter e elevar sua performance. E por um ponto de vista de sistemas, a solução de problemas exige uma visão holística do administrador.
Sobe esse prisma, o autor Martinelli, propõe uma metodologia esquemática para uma abordagem sistêmica da negociação. Dada a importância da