Abordagem sistêmica na negociação
PLT
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Gestão Financeira – 2° semestre
Douglas Fernando
UMA REFLEXÃO SOBRE A ABORDAGEM SISTÊMICA NA NEGOCIAÇÃO
ORIGEM DA TEORIA DOS SISTEMAS NO CAMPO DA ORGANIZAÇÃO
As teorias administrativas abordadas pelos pesquisadores no começo do século XX eram duramente criticadas, pois ignoravam a relação da organização com o ambiente externo. Por volta de 1950, os estudiosos da administração, baseados na teoria de sistemas, tentaram entendê-la como um sistema aberto.
Mesmo com Chester Barnard tendo proposto essa idéia de sistema aberto por volta de 1930, somente anos depois foi aceita. Realizando uma retrospectiva pela teoria da administração, encontramos em obras de vários pesquisadores renomados desse campo a idéia de sistema. * Frederick Taylor (1856 – 1915) – Administração Científica: sistematização da seleção dos trabalhadores e condição de trabalho; * Henry Fayol (1841 – 1925) – Teoria Clássica: em seu ponto de vista, administração é nada mais do que a integração de várias tarefas para o cumprimento de objetivos comuns; * Elton Mayo (1880 – 1949) – Teoria das Relações Humanas: via a empresa composta por seres humanos, por sua relações interpessoais, como um sistema social; * Mary Follet (1868 – 1933) – Teoria das Relações Humanas: redução de conflitos por meio de integração de interesses; * Chester Barnard (1886 – 1961) – Teoria das Relações Humanas: equilíbrio entre as comunicações formal e informal dentro das empresas.
Em 1937, o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy lançou, baseado em seus estudos, as bases da teoria dos sistemas. Ele definiu o sistema como um conjunto de unidades que se relacionam para um determinado objetivo e podem afetar as outras partes. Bertalanffy percebeu que com o avanço da tecnologia e a complexidade da sociedade, as soluções tradicionais não tinham mais êxitos. Com isso ele formulou duas idéias centrais da sua teoria:
- necessidade de analisar não só os