Questionário: Abordagem Sistêmica na Negociação
1. Porque estudiosos da administração voltaram-se para os detalhes da organização para tentar entende-la como um sistema total?
R: Os estudiosos precisavam entender os detalhes da organização para obterem informações precisas acerca de como funciona a TGS. A importância dos Sistemas em detalhar os fatores presentes nas empresas tais como: Fornecedores, clientes, ambiente, colaboradores. Em resumo, o fluxograma e as atividades que movem uma organização.
2. O que é um sistema? Exemplifique numa empresa?
R: E um conjunto de partes integrantes e interdependentes que juntas forma um todo. Caso alguma unidade altera sua forma em relação às outras. Como por exemplo, uma empresa e o sistema onde os seus setores são suas unidades, nesse caso em uma fábrica de produção de ração animal se o setor de mistura de componentes ocasionalmente falhar, toda a produção ira ser afetada diretamente.
3. Porque a teoria de Bertalanffy (TGS) trazia uma visão holística de todo sistema organizacional? E porque, também, faziam parte do sistema aberto?
R: Porque Bertalanffy buscava a importância da interdependência das partes, pois havia a necessidade de analisar não apenas os elementos, mas suas inter-relações. Também havia a necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: a necessidade de aplicar vários estudos para entender e lidar com uma realidade que se tornava cada vez mais complexa.
Nesse cenário é fundamental considerar a abordagem sistêmica para alcançar resultados satisfatórios.
4. Como o cientista da administração detalha o sistema total?
R: É dividida a empresa em interno e externo. Externo e o ambiente, suas atividades componentes; e o esterno e os setores da empresa, informações, recursos humanos e financeiros disponíveis.
5. Qual a diferença entre pensamento analítico e pensamento sistêmico?
R: O Pensamento Analítico defende a ideia de que um conhecimento deve ser dividido em vários, para que seja