Abordagem sistêmica na negociação e seus processos
Esse desafio de aprendizagem tem como objetivo mostrar a importância de enfocar a Negociação de um ponto de vista sistêmico, identificar as carências das principais visões de Negociação e procurando integrar as áreas de : Negociação, Administração e Sistemas.
O conhecimento dos estilos de negociação, assim como dos perfis psicológicos e dos papéis gerenciais do administrador, também é considerado fundamental para uma melhor compreensão do processo de Negociação. As correntes do Pensamento Sistêmico constituem outro componente indispensável para uma visão mais globalizada do processo de Negociação, buscando torná-la mais Sistêmica.
A proposta de abordagem sistêmica da Negociação a ser apresentada baseia-se em pontos considerados fundamentais para torná-la mais duradouras, atentando para as diferentes visões de mundo dos negociadores, tornando uma Negociação coletiva e mais evoluída.
Essa inicial foi elaborada por ( Martinelli & Almeida, 1998 ) onde se procurou conectar os três níveis Negociação, Administração e Sistemas, partindo da arte da negociação e da busca do ganha-ganha no processo, mostrando as diferentes facetas da negociação e as diversas visões sobre conflitos, além dos pontos básicos sobre o processo de negociação.
A busca de relações duradouras nas negociações pode levar a novas negociações futuras, e aperfeiçoar o contato já existente entre as partes, visando que numa negociação deve-se buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, preocupado com a visão sistêmica no processo e buscando os diferentes envolvidos diretos e indiretos seus principais interesses e as possíveis alternativas para solucionar o conflito.
Essas alternativas se revelam em variáveis básicas da negociação que são elas tempo, informação e poder. Que podem influenciar positivamente ou negativamente ao longo de uma negociação.
A variável do tempo pode ser um fator de pressão e limitação durante o período de negociação. O