Abordagem sistémica
ISSN 2317-3769
A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICA NA GESTÃO
DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS1
Luiz Fernando Brito de Carvalho
2
Resumo
As organizações necessitam realizar a gestão dos seus processos. Para atender esta necessidade muitas técnicas para gerenciamento de processos vêm sendo desenvolvidas e aplicadas. No presente artigo é discutida a necessidade de uma visão sistêmica, que considere especialmente a estratégia e as pessoas, na formulação de soluções de gerenciamento de processos. A organização é apresentada como um sistema, com subsistemas interdependentes, e alterações em um subsistema acarretará consequências sobre os demais. São apresentados aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências das organizações e das pessoas, a relação entre competências e macroprocessos, as relações entre estratégia e o desenvolvimento de novas competências organizacionais e as alterações necessárias nos seus processos organizacionais, por conta da execução da estratégia. Essas relações indicam a necessidade de modelos e ferramentas de
Gestão de Processos que considerem a organização como um sistema. É apresentado a partir das definições estratégicas, um panorama que relaciona desenvolvimento de competências organizacionais e individuais com as alterações necessárias nos processos organizacionais.
Palavras-chave: Gestão
Competências. Estratégia
por
Processos.
BPM.
Abordagem
Sistêmica.
1. INTRODUÇÃO
Grande parte das práticas atuais de gestão se referem a como as organizações devem responder ao contexto de mudança que se instalou em nosso dia a dia. As repostas, geralmente a partir de um planejamento estratégico, indicam a necessidade de alterações nas estruturas, nos processos de trabalho e nas tecnologias existentes, visando atender, ou antecipar, as mudanças do contexto.
Dentre as tecnologias de gestão disponíveis, a Gestão por Processos, ou
1
Artigo apresentado como Trabalho de