Poluentes
LIVRE DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
ELIMINAÇÃO DAS DIOXINAS:
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, uma quantidade de dioxina correspondente a um grão de arroz, se distribuído de forma igual e direta entre a população, é equivalente à taxa anual permitida para um milhão de pessoas.
O QUE SÃO DIOXINAS?
As dioxinas e furanos são uma classe de compostos químicos amplamente reconhecidos como algumas das substâncias químicas mais tóxicas já produzidas pelo homem.
Freqüentemente referidos apenas como dioxinas, as dioxinas e furanos não têm utilidade própria e são produzidos como produtos secundários indesejados de processos industriais como a fabricação de PVC, a produção de agrotóxicos, a incineração, o branqueamento de papel e da polpa da celulose com cloro e a fusão e reciclagem de metais.
Uma vez lançadas no meio ambiente, as dioxinas podem alastrar-se por grandes distâncias, carregadas por correntes aéreas e marinhas. Por possuírem essa capacidade de disseminação, as dioxinas representam um tipo de contaminante onipresente, que pode ser encontrado nos tecidos, no sangue e no leite materno das populações de quase todos os países do mundo.
Em 1997, a Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC-International Agency for Research on Cancer) classificou as dioxinas mais tóxicas como carcinógenos humanos.
·
·
·
·
·
·
Elas estão associadas com inúmeros outros impactos na saúde, como: alterações no desenvolvimento sexual problemas reprodutivos masculinos e femininos supressão do sistema imune diabetes toxicidade orgânica efeitos em uma grande variedade de hormônios
Um dos aspectos mais alarmantes da toxicidade das dioxinas é o efeito que podem ter no desenvolvimento do feto, aparentemente bem mais suscetível que os adultos.
Os seres humanos estão expostos às dioxinas quase que exclusivamente através dos alimentos que ingerem, especialmente carnes, peixes e laticínios. Os níveis