Potenciometria
Resumo sobre Potenciometria e Condutimetria
Salvador
2014
Emily Magalhães Borges
Resumo sobre Potenciometria e Condutimetria
Salvador
2014
1) Potenciometria
A potenciometria pertence aos métodos eletroanalÍticos responsáveis por determinar e quantificar as concentrações e atividades de espécies iônicas em solução, quando existe no sistema uma diferença de potencial entre os eletrodos. Os métodos potenciométricos são baseados em medidas de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de valores relevantes de correntes elétricas (método estático). E o potencial esta diretamente relacionado às atividades dos regentes e dos produtos da reação na célula e indiretamente relacionado às concentrações.
È importante considerar que a reação de uma célula eletroquímica seja constituída por duas semi-reações, cada qual contendo um potencial. Por isso, o potencial da célula é uma medida das duas sem-reações:
Ecel= Edireita - Eesquerda
As medidas potenciométricas são realizadas a partir de dois eletrodos, indicador e de referencia, a ponte salina e o potenciômetro (instrumento de medição). O eletrodo de referência, geralmente, é representado pela semi-célula da esquerda do sistema, sendo conhecido pela sua exatidão e é independente da concentração do analito. Enquanto o eletrodo indicador que é imerso na amostra desenvolve um potencial Eind, proporcional a atividade do analito.
O eletrodo indicador usualmente é colocado no polo positivo do voltímetro. O eletrodo de referência, que terá que ter sempre um potencial conhecido, é usualmente colocado no polo negativo do voltímetro.
O terceiro componente de