POtenciometria
ENGENHARIA QUÍMICA
ANÁLISE INSTRUMENTAL
POTENCIOMETRIA
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO
Os métodos potenciométricos de analises baseiam-se na medida do potencial de células eletroquímicas, sem o consumo apreciável de corrente. Há cerca de um século, as técnicas potenciométricas tem sido utilizadas para localizar o ponto final em titulações. Em métodos mais recentes, as concentrações de espécies iônicas são medidas diretamente a partir do potencial de eletrodos de membranas seletivas a íons. Esses eletrodos são relativamente livres de interferência e representam uma forma rápida, conveniente e não destrutiva de se determinar quantitativamente e números cátions e ânions importantes. O equipamento empregado nos métodos potenciométricos é simples e barato e inclui um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo de medida do potencial (SKOOG, 2006).
Os químicos desenvolveram eletrodos quem respondem seletivamente a analitosespecíficos, presentes em solução ou em fase gasosa. O uso de eletrodos para medir potenciais elétricos que fornecem informações químicas é chamado de potenciometria (HARRIS,2008).
O eletrodo de vidro para a medida de pH, conhecido também como eletrodo indicador, é composto por uma fina membrana de vidro sensível ao pH selada na ponto de um tubo de vidro ou de plástico. Um pequeno volume de acido clorídrico diluído saturado com cloreto de prata esta contido dentro do tubo (em alguns eletrodos a solução interna é um tampão contendo o íon cloreto). Os eletrodos de referencia interno e externo representam apenas uma forma de contato com os dois lados da membrana de vidro e seus potenciais são essencialmente constantes, exceto pelo potencial de junção, que depende, em uma pequena extensão, da composição da solução do analito. Os potenciais dos dois eletrodos de referencia dependem das características eletroquímicas dos seus respectivos