Abordagem Pinóquio as Avessas
No livro o Pinoquio as avessas os pais de Felipe dizem que na escola ele terá respondida todas as suas dúvidas, sobre todos os assuntos e dessa forma será uma “pessoa de verdade”. No entanto, não é isso o que acontece, pois todas as vezes que o menino faz perguntas para a professora, ela diz que aquele assunto não é o tema da aula, então que ela não poderá responder. A professora acaba só ensinando os conteúdos que são pre-estabelecidos pelo ministério da educação, ou seja, a matéria que um dia cairá no vestibular. Nesse contexto, as duvidas e questões que eventualmente aparecem são tratadas como insignificantes ou irrelevantes para aquele momento.
A professora de Felipe dá a entender que na hora da aula, somente os assuntos pertinentes a matéria devem ser questionados, isso tira a liberdade de Felipe comentar e se questionar sobre diversos assuntos. Desta forma, a professora nao está facilitando ao desenvolvimento intelectual do aluno, está brecando toda a iniciativa do mesmo, coibindo a autodescoberta e a autonomia que são elementos importantes para a abordagem humanista. Podemos dizer que a educadora não está “facilitando a aprendizagem do aluno”, pois cada um tem a própria individualidade que deve ser compreendidas e aceitas pelo professor em uma sala de aula.
Ao apontar essa ideia, Rubem Alves não apenas critica o ensino que é passado na maioria das escolas brasileiras, mas ressalta a importância do aluno também desenvolver suas capacidades de aprendizagem por si mesmo, porque senão ele fica engessado a aprender apenas o que é passado pelo