resumos
Aneurisma cerebral
Aneurisma é uma dilatação anormal na parede de uma artéria - vaso sanguíneo que carrega sangue rico em oxigênio do coração para outras partes do corpo - e quando ele ocorre em uma artéria do cérebro é chamado de aneurisma cerebral. Grande parte dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou romper-se.
As estatísticas apontam para os seguintes números: um aneurisma cerebral apresenta em média 1% a 2% de risco de ruptura ao ano, este valor é cumulativo, ou seja, em 10 anos o paciente com aneurisma cerebral apresenta 20% de risco de ruptura e após 15 anos o mesmo tem 35% de risco de ruptura. Estes valores sobem um pouco quando o aneurisma apresenta algumas características como sendo maior que 7 mm, apresentar lobulações ou quando existirem mais de um aneurisma num mesmo paciente.
Quais os sintomas do aneurisma cerebral?
A maioria dos casos de aneurisma cerebral não produz nenhum sintoma até que fiquem grandes e comecem a vazar sangue ou romper-se.
Quais são os riscos do rompimento de um aneurisma cerebral?
Quando um aneurisma cerebral se rompe causa o derrame e seus principais sintomas são: dor de cabeça forte e súbita, náuseas, vômito, pescoço duro e fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade inesperada de falar, e até perda de consciência, coma ou morte.
Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.
Como prevenir um aneurisma cerebral?
Não há como prevenir o desenvolvimento do aneurisma cerebral. Existem pessoas que já nascem com a doença e outras têm aneurisma e não sabem e quando descobrem a doença já pode estar em um nível avançado.
Artigo II
Um aneurisma cerebral é uma protuberância anormal de uma artéria no cérebro. Estima-se que até uma em cada