Pinóquio As Avessas - Abordagens
AS ABORDAGENS DO PROCESSO.
ABORDAGEM TRADICIONAL
A Abordagem Tradicional de ensino não é fundamentada em teorias empiricamente validadas, é fundamentada em uma pratica educativa e na sua transmissão no decorrer dos anos. Portanto trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistiram ao longo dos anos, em suas diferentes formas e que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
É caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor onde o aluno apenas escuta as prescrições que lhes são fornecidas por autoridades exteriores.
Na concepção tradicional, o homem é considerado como um homem acabado, “pronto” e o aluno um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado.
E um tipo de abordagem na qual os padrões são muito respeitados, o que é diferente é muito discriminado, por exemplo: não se aceitava que as crianças escrevessem com a mão esquerda, para se ter uma ideia da discriminação quem não escrevia com a mão direita era chamado de sinistro. Durante as aulas as carteiras deveriam estar sempre em perfeita ordem e bem alinhadas.
Homem: É um receptor passivo das informações que lhes são fornecidas, não tem o direito de se expressar. Para os tradicionalistas o homem é considerado como uma espécie de tabula rasa, na qual são expressas progressivamente, imagens e informações fornecidas pelo ambiente.
O homem era um mero receptáculo de informações.
Mundo: A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo nesta abordagem é considerado externo ao indivíduo e este irá se apossando gradativamente de uma compreensão, à medida que se defronta com modelos
Sociedade-Cultura: Os tipos de sociedade e de cultura podem ser os mais variados na utilização deste tipo de ensino. O objetivo de ensino geralmente está relacionado aos valores culturais da sociedade na qual está