livro Pinóquio as avessas eas abordagens
Essas três abordagens mesmo sendo tão diferentes podem estar presentes ao mesmo tempo dentro de uma escola.
No livro de Rubem Alves vemos Felipe, um menino cheio de aspirações e desejos humanistas tendo que se adequar a realidade de uma escola tradicional, com pontos de comportamental.
Abordagem Tradicional
Na abordagem tradicional o aluno é um receptor de informações, uma tabula rasa que com o tempo irá receber informações que lhe passam (professor), até estarem cheios de informações e consigam repeti-las, passando para os outros seus conhecimentos quando estiver suficientemente repleto de informações, neste caso o professor obtém todo poder sendo uma relação vertical, escolhendo a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, instrui e ensina o aluno, a aula é expositiva, resume-se em dar a lição e tomar a lição. O ensinar é vertical, o professor é o detentor de todo saber, e só ele pode passá-lo a criança (tabula rasa) que nada sabe, dela é esperado que absorva o máximo do que lhe for lançado, sem ser necessário uma real compreensão ou entendimento.
No livro de Rubem Alves, Pinóquio às Avessas ele explica o porquê se inspira na fabula.
“A estória de Pinóquio, me parece, ensina que as crianças nascem de pau e só depois de passar pela escola viram crianças de verdade. Se não passarem pela escola, correm o risco de se tornar jumentinhos, com rabo e orelhas de burro, além de zurrar.”
O personagem Felipe, ouve do pai a explicação para a história :
“Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir a escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas e rabo de