contabilidade
2. Gestão finaceira e orçamento empresarial
2.1. Conceito de Gestão financeira
A gestão significa gericiar, administrar. Onde existir uma instituição, uma empresa e ou uma entidade de pessoas, lá haverá gestão (administração).
A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e actuações relacionados com os meios financeiros necessários à actividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rendibilidade dos recursos nela aplicados. (Paulo Nunes, 2008).
A gestão financeira é responsável por fornecer o conhecimento necessário ao Gestor financeiro da empresa para a tomada da decisões acertadas para o rumo em a empresa vai seguir por daqui adiante. Assegurar que a empresa tenha uma estabilidade financeira. Que não tenha risco financeiro no curto e longo prazo. Que o capital investido, tanto próprio como o de terceiros, seje rentáveis. A definição do capitais (planejamento da utilização de recursos financeiros) e a obtenção desses recursos seja financiamento para produção em ser, quanto para investimentos em outros setores da economia. Buscando sempre analisar sobre aspecto da viabilidade economica e financeira destes investimentos.
2.2. Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa funciona como um instrumento de gestão financeira que procura traduzir em numeros as previsões de entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Indicando uma projeção do saldo do caixa para determinados periodos pré-estabelecidos.
Este instrumento é bastante utilizado para a tomada de decisões. Mais o saldo de caixa pode variar conforme variantes encontradas nos períodos apurados.
Com o saldo de caixa em mãos o empresário pode constatar como está a saúde dos negócios por ele