Abordagem piagetiana (Resumo)
Jean Piaget nasceu em 6 de Agosto de 1896, e faleceu em 16 de Setembro de 1980. Sua teoria se refere a uma psicologia genética e da educação, na qual é epistemológica; estudando, conhecendo, o desenvolvimento do sujeito epistêmico. A abordagem piagetiana é uma teoria construtivista, pois defende-se o aspecto que o individuo constrói seu próprio conhecimento; epistemológica (busca-se compreender a passagem de um estágio de menor equilíbrio para o de maior). Para que isto decorra, foi elaborada sua teoria, na qual contém estágios referentes ao desenvolvimento humano e como a estrutura cognitiva é construída, para que este decorra; por focar no desenvolvimento cognitivo, ela passou a ser considerada teoria do desenvolvimento.
O desenvolvimento cognitivo da inteligência (capacidade de resolução dos problemas) decorre por meio da adaptação, na qual irá acontecer um equilíbrio dinâmico, uma equilibração entre o sujeito (individuo que obtém o conhecimento) e o objeto (o que almeja-se conhecer) e isto é possível por meio da experiência do sujeito. Mas para que haja uma aprendizagem, desenvolvimento; é necessário haver um desequilíbrio entre o sujeito e o objeto, que pode ser estabelecido por um mediador após decorrerá a assimilação e acomodação (funções cognitivas); aonde significaram aprendizagem, equilibração percebemos diante do fato aqui especificado que houve modificação dos estágios cognitivos por meio da ação entre o sujeito e o objeto.
A inteligência é justamente a capacidade de resolução de problemas, na qual ocorre a adaptação, equilíbrio, desequilíbrio entre sujeito e objeto, assimilação e acomodação; decorrendo na aprendizagem, que no caso seria a equilibração.
Tudo que foi descrito acima refere-se ao desenvolvimento (que no caso é a aprendizagem) entre um e outro estádio de maior equilíbrio. Eles serão destrinchados a seguir. Sensório motor engloba crianças entre 0 e 2 anos (mais ou menos); elas não formam “imagens