Abordagem da educação a partir do conceito da modernidade
JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica em traçar uma relação entre vários autores, sob um enfoque sociológico, tendo como bases os autores Karl Marx e Max Weber, a partir do século XIX, dentro do percurso da Modernidade até a fase contemporânea, séculos XX e XXI. Neste momento, surgem pensadores importantes no campo da sociologia, que colaboraram para o pensamento sobre os fatores que afetam as relações do homem com sua vida social, política, cultural e etc., como, por exemplo, Paulo Freire, Frei Beto, Bernard Charlot e outros. Pensadores estes que contribuíram e contribuem para interpretar o momento social que ora vivemos, sem perder a evolução dos tempos e da sociedade. As considerações aqui observadas são, antes de tudo, visões sociais que influenciam direta ou indiretamente a educação, principalmente, e serão abordadas com mais ênfase, uma vez que o objeto de estudo a ser discutido é a Educação propriamente dita e sua prática no cotidiano escolar.
É uma visão subjetiva e contextualizada em situações trabalhadas em sala de aula, porém baseando-se nos teóricos da sociologia educacional. Neste trabalho, buscamos expor alguns aspectos que permeiam nossa prática pedagógica, que se aproxima da abordagem dos teóricos estudados, tendo em vista que vivemos num momento considerado por muitos especialistas um período “pós-moderno”, discussão teórica que ora se inicia, mas que não se concluirá neste trabalho. Apenas tecemos algumas considerações que poderão auxiliar no debate que é a vida social e suas transformações diárias em grandes períodos no tempo.
INTRODUÇÃO
O estudo sobre a educação sempre será “apaixonante”, pois envolverá o universo que circunda a Escola e as práticas que a compõem; além disso, com o enfoque da Sociologia, esse estudo será ainda mais enriquecedor, pois é nele que acontece a dinâmica, a “vida” e as relações do homem com o seu semelhante.
Neste trabalho, abordaremos