Abordagem contingencial
QUESTÃO 27
Há na economia vários tipos de juros. Taxas de poupanças, taxas de empréstimos, taxas de financiamentos, etc. (...). Na verdade, apesar das varias taxas existente, o Banco Central controla diretamente a taxa de juros de mercado de reservas bancarias. É nesse sistema financeiro, em particular no sistema bancário, como taxas de aplicações financeiras de empréstimos e de financiamento, que são relevantes para a população. É com base nessas taxas que pessoas tomam decisões de poupança e investimento.
Brasil – Banco Central, 2009. (a) As taxas de juros vigentes no mercado determinam o comportamento do Banco Central. - Incorreta.
Não, determina conforme LISBOA, André Luiz Silva; et al., (2006, p1), A taxa de juros constitui-se no mais importante instrumento do Banco Central. Através dela, a autoridade monetária afeta o nível de atividade econômica e de preços. A simples expectativa de mudança já é suficiente para causar efeitos econômicos.
É um instrumento do Banco Central, logo ele determina as taxas de juros e não o contrario. Em matéria de autoridade, o Banco Central é afirma LOPES e ROSSETTI (2002, p.445).
Executor da politica monetária, à medida que regula expansão dos meios de pagamento, elaborando o orçamento monetário e utilizando instrumentos de politica monetária (administração das taxas dos recolhimentos compulsórios, dos redescontos de liquidez e das operações de compra e venda de títulos públicos no mercado aberto).
Por isso esses autores só confirmam o que Lisboa defende que o Banco Central não é controlado pelos juros decorrentes no país.
(b) As taxas da poupança e de financiamentos não são relevantes à população. – Incorreta.
Sim elas são relevantes à população, pois as pessoas precisam de financiamento e investir seja poupança ou qualquer outra aplicação. Como nos diz BRITO (2005, p.86). Pessoas físicas e empresas colocam-se como agentes