Biologa
Estudo de Caso
Aluna-Isla Maria Soares De Sousa Melo
Introdução
Fundamentação Teórica
MODALIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ensino e Aprendizagem não se dissociam. Só se pode pensar em ensinar e aprender relacionando um ao outro.
Segundo Fernández(13), cada um de nós se relaciona com o outro como ensinante, consigo mesmo como aprendente e com o conhecimento como um terceiro de maneira própria. O modo singular como uma pessoa relaciona-se com o conhecimento pode haver algo que se repete e algo que muda, ao longo da vida. A modalidade de aprendizagem significa o molde ou esquema de operar que é utilizado pelo sujeito nas diferentes situações de aprendizagem. De acordo com Fernández(13) “A modalidade de aprendizagem é um molde relacional, armado entre a mãe como ensinante e o filho como aprendente, que continua construindo-se nas posteriores relações entre personagens aprendentes e ensinantes ao longo de toda a vida”.
A modalidade de aprendizagem de um sujeito se constrói através do modo como os ensinantes reconheceram e desejaram a criança como sujeito aprendente e a significação que o grupo familiar deu ao conhecer.As possibilidades de se construir uma ou outra modalidade de aprendizagem estão intimamente ligadas com o tipo de investimento do outro como ensinante.
O outro ensinante vai influenciar na formação da modalidade de aprendizagem do aprendente, mas não vai determiná-la de forma permanente. A modalidade de aprendizagem opera como uma matriz que está em permanente reconstrução, onde novas aprendizagens a todo tempo são incluídas e transformam a matriz com o uso. Um dos indicadores de “problema de aprendizagem” é a modalidade que se congela, se enrijece, perde a capacidade de transformação. De qualquer forma, a figura do ensinante é fundamental. Não se pode pensar em aprendizagem sem ensinante. Ensinar e aprender estão entrelaçados, um está relacionado ao outro. O ensinante entrega algo, mas o aprendente