Biologa
01) a) Não, porque a doença de Chagas ou é transmitido pelas fezes do barbeiro ou por transfusão de sangue. Não é passado de pessoa para pessoa
a) Não, pois a doença só é transmitida por inseto vetor (barbeiro) ou transfusão sanguínea. O parasita é grande demais para passar pela placenta.
b) Uso de inseticidas, telas, controle do sangue doado.
02) a) Hepatite A: Vírus; Cólera: vibrião colérico (Vibrio cholerae) e Doença de Chagas:Trypanossoma cruzi.
b) A região IV, pois, possui o maior número de casos de cólera e hepatite A, ambas transmitidas por água contaminada com esgoto.
c) - A região II, pois, possui o maior número de casos de doença de Chagas, doença que tem como vetor o barbeiro contaminado pelo protozoário T. cruzi . O barbeiro contrai o protozoário de animais silvestres.
03) - a) Como ocorre a forma habitual de transmissão da doença de Chagas?
RE: Forma habitual de transmissão ─ A pessoa se contamina através da picada do inseto hematófago, conhecido popularmente como barbeiro ou chupança. O inseto defeca e elimina o Tripanosoma cruzi junto com as fezes. Ao coçar o local da picada, a própria pessoa se contamina com os protozoários, que penetram através do ferimento da picada e, pela corrente sanguínea, atingem diversos órgãos e tecidos.
b) Dois fatores que vêm contribuindo para o aumento desses insetos transmissores da doença de Chagas na zona urbana.
RE: O desmatamento, a substituição da mata original pela lavoura e o pastoreio excessivo são alguns dos fatores da adaptação dos insetos transmissores da doença de Chagas aos domicílios urbanos. Com isso, o homem vem contribuindo com a destruição do nicho ecológico desses insetos. Poderão ser citados também o uso indiscriminado de agrotóxicos e a expansão urbana desordenada.
4) A malária pode ter sido passada pela picada de um mosquito do gênero Anopheles, que tenha picado um garimpeiro contaminado e depois um índio.
5) a) A doença de Chagas é adquirida principalmente pela contaminação com fezes do