Abordagem contigencial
← Contingência (
← algo incerto ou eventual, algo que pode ou não ocorrer.
← ORIGEM
← Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.
← A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa.
← Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
← A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições.
← com a Teoria da Contingência muda o foco da gestão de dentro para fora da organização ( ênfase no ambiente e nas necessidades do ambiente sobre a dinâmica das organizações;
← não há “a melhor maneira” (“the best way”) de se organizar, tudo depende (it depends, ça depend ) das características ambientais significativas p/ a organização;
← não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo, tudo depende. ( relação funcional ( se-então )
← “ Na segunda metade da década de 70 mais um enfoque de ciências administrativas chega à América Latina, o enfoque contingencial ou situacional.
← Esse enfoque representa, em última análise, a constatação de que continua não existindo uma teoria administrativa aplicável a todos os casos e a todas as circunstâncias. Cada um dos enfoques ou combinação de enfoques se presta melhor à análise de certa e determinada situação do que outro enfoque ou cominação de enfoques.” WARLICH,Beatriz, 1986.
← “a abordagem contingencial salienta que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não