As diferentes formas de atuar do pedagogo
O pedagogo é um profissional preparado para atuar a favor de um pleno desenvolvimento do ser humano, considerando diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo de atuação só se amplia, uma vez que estamos numa sociedade que se transforma muito rapidamente, cada vez mais globalizada e tomada por um número enorme de informações. Sobre essa maneira de entender a relação ensino-aprendizagem, nos ensina Moran (2001, p.10):
A “Educação” é uma palavra forte: “Utilização de meios que permitem assegurar a formação e o desenvolvimento de um ser humano (…)”. O termo “formação”, com suas conotações de moldagem e conformação, tem o defeito de ignorar que a missão do didatismo é encorajar o autodidatismo, despertando, provocando, favorecendo a autonomia do espírito. O ensino, arte ou ação de transmitir os conhecimentos a um aluno, de modo que ele os compreenda e assimile, tem um sentido mais restrito, porque apenas cognitivo. A bem dizer, a palavra ensino não me basta, mas a palavra educação comporta um excesso e uma carência.
O pedagogo vem atuar na transformação das informações em conhecimento, de uma forma sistemática, atendendo as sua necessidades e do seu entorno, de forma dialética, e por isso esse ato é político, como nos afirma Paulo Freire (1987).
A educação é um processo que ocorre em vários âmbitos da sociedade, não se restringindo à escola. As escolas formadoras de pedagogos devem se preparar para capacitarem esse profissional para um cenário mais abrangente, diversificado, multicultural.
A pedagogia sendo um instrumento da educação e tendo essa educação agora ampliando seu leque de atuação, seja em associações de moradores, de artesãos, em igrejas e ong’s, empresas tanto particulares como públicas, sua formação deve contemplar os estudos visando a transformação da nossa sociedade numa mais justa e