Abordagem comportamental da administração
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
A abordagem comportamental teve repercursão em 1950 nos estados unidos, ela trouxe uma nova concepção e um novo enfoque de administração, ,trazendo diferentes conceitos, variáveis e sobretudo, uma nova visão da teoria da teoria administrativa na qual se baseia no comportamento humano nas organizações.
Ela é uma das mais democráticas teorias administrativas, ela é uma espécie de Teoria das Relações Humanas, mas estudada dentro do contexto organizacional, que lhe serve de meio ambiente.
As teorias anteriores( Teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia), tem como ênfase também as pessoas, no entanto a abordagem comportamental, tem como ênfase as pessoas, mas em um contexto organizacional, e diferente das teorias anteriores que adotavam as posições normativas e prescritivas(o que deve ser), ela adota as posições explicativas e descritivas(o que é). A abordagem comportamental é uma variável, ela não tem regras e sim lhe dá alguns entendimentos em relação ao comportamento humano, sendo que se deve levar em consideração o ambiente, o clima, a situação, tem que que ter o bom conhecimento em relação ao comportamento humano nas organizações para avaliar seus reflexos no contexto em que ele se encontra.
A abordagem comportamental será vista nos dois tópicos nos quais este trabalho se fundamenta:
Teoria Comportamental da Administração
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
2 TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Ela surgiu com base da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Não se deve confundir a Teoria Behaviorista da Administração com o behaviorismo que se desenvolveu