Abordagem comportamental da administração
A partir da década de 1950 uma nova abordagem da Administração surge tendo como bases a crítica nas Teorias Clássica e Burocrática, e apesar de críticas também feitas a Teoria das Relações Humanas, esta nova Teoria se apropria de seus conceitos, utilizando-os como base para fundamenta-se
Esta nova teoria se baseia no comportamento, pois é influenciado pelas teorias do comportamento ou teorias da psicologia (behaviorismo). Neste caso a Administração se apropria desses fundamentos para tornar a administração mais humana e flexível para as organizações.
Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o meio ambiente, em resposta aos estímulos que dele recebe.
A Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual para explicar o comportamento organizacional. Os autores desta teoria verificam que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para conhecer melhor o seu comportamento e ai poder usar a motivação como meio para melhorar a qualidade dentro das organizações.
Origem da Teoria Comportamental
Lançamento do livro “O Comportamento Administrativo” de Hebert A. Simon que ataca a Teoria Clássica e aceita (com os devidos reparos e correções) a Teoria das Relações Humanas.
Surgimento das teorias e da ciência do comportamento, vindas da psicologia, que dão impulso a busca de uma administração mais democrática, humana e flexível. Diferente um pouco da Teoria das Relações Humanas que se baseia na sociologia. Compartilha de alguns conceitos da Teoria das Rel. Humanas, mas como ponto de partida em busca de um aprofundamento, rejeitando aquela visão romântica que a Teoria das R. H. possuía.
Principais características da teoria Comportamental
• Foco nas pessoas e no ambiente
• Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, ou no grupo de pessoas
• Estuda as motivações humanas como