Abordagem comportamental e sistêmica da administração
Em toda empresa existe aquele que já tem um espírito de liderança, que conduz um grupo que o segue às vezes, sem mesmo perceber: é chamado de grupo informal. Mas existe o grupo que é designado para essa tarefa: o grupo formal. As empresas têm convivido com esses dois grupos. Para alguns, isso é bom, para outros não.
O grupo formal tem a obrigação de exercer a liderança. Cabe a ele a ter uma visão ampla e estratégica da situação, a partir de então, saber que decisão tomar com o cuidado das consequências que virão.
O grupo informal ele pode ser bom ou ruim. Quando é a favor da empresa, ajuda a liderança formal e a ele mesmo, demonstrando sua habilidade em liderar. Mas quando sua opinião formada é o contrário da empresa, a tendência é surgir um grupo de insatisfeitos que não trarão benefícios e podem trazer prejuízos para a empresa.
Cabe ao administrador saber trabalhar em cada situação. Quando o grupo informal tem atitudes positivas para a empresa, o líder pode incentivá-lo para até crescer dentro da organização. Mas sendo ruim, ele toma uma atitude mais enérgica ou tenta transformar esse grupo, já que um bom líder tem um grande poder de influenciar a vida dos seus liderados.
Pensamento Sistêmico O ambiente de trabalho deve proporcionar aos seus colaboradores um ambiente que lhes deem condições de desenvolver bem suas tarefas, que resultará em um bom trabalho que irá desafiar a concorrência. Como os tempos mudam e a competitividade tem sido grande, as empresas devem evoluir se atualizando e tendo rapidez e qualidade na solução de seus problemas. Embora em um sistema cada um tenha a sua função, todos dependem um do outro. E se um não exercê-la ou fazê-la mal, todo o sistema sofre. Assim também é dentro de uma empresa. Ações de uns, refletem na empresa inteira, fazendo até que todo o resto não funcione bem. É importante que toda a organização viva em aprendizado, todos trabalhando pela empresa.