Estrutura e organização da educação brasileira
QUESTÕES DISSERTATIVAS
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Prof. Djalma Silveira
1. A denominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/69. Assim, responda: quais eram os seus objetivos e que condições ela impunha e estabelecia naquele momento?
R=A denominação “Estrutura e Funcionamento do Ensino” apareceu pela primeira vez na Resolução 2/1969, e fixava os mínimos de conteúdos das disciplinas e da duração do curso de Pedagogia (professores e especialistas). Posteriormente, a Resolução 9/1969 estabelecia os mínimos de conteúdos e a duração dos cursos para formação pedagógica em nível de licenciatura.
2. Quais foram os avanços trazidos com a aprovação da LDB?
R= Ela trouxe um enorme avanço: definiu o que pode o que é e o que não é permitido em termos educacionais. As delimitações e as permissões constantes em sua estrutura permitiu traçar uma linha divisória em algum ponto razoável, para tornar possível a própria administração do sistema educacional brasileiro. Por isso é vista aqui como um ordenamento jurídico de grande impacto nas instituições de ensino, além de trazer em seu bojo um conjunto de elementos inovadores para a Educação brasileira. Outro elemento importante trazido pela LDB foi caracterizar a Educação como dever da família e do Estado, através dela foram introduzidos a autonomia e flexibilização dos sistemas de ensino, a introdução dos sistemas de avaliação, a municipalização do ensino, além de abrir espaço para a educação a distância e, principalmente a educação especial.
3. Muito se discute sobre os aspectos políticos da Educação. Hoje, encontramos autores afirmando existirem duas formas de políticas educacionais: uma, de “cima para baixo” e “de baixo para cima”. Assim, disserte sobre estas duas formas de política, discutindo e diferenciando-as
R= A política educacional inspira-se numa pedagogia avançada baseada