ABC DO SUS
Entre as novas diretrizes consolidadas pela nova constituição no cenário nacional estão os fundamentos de uma radical transformação do sistema de saúde brasileiro. Devido diversos problemas como: centralização da saúde, recursos financeiros insuficientes, deserdicio dos recursos alocados para saúde, baixa cobertura assistencial, vários motivos incluindo insatisfação da população assim como insatisfação dos profissionais da saúde em relação aos doentes a irresponsabilidade, muitas greves, muitos erros médicos, corporativismo, além disso havia uma baixa qualidade dos serviços oferecidos(equipamentos, serviços profissionais) apartir desse diagnostico de todos os problemas que ocorriam foi elaborada uma nova constituição, que trata de três aspectos principais.
Incorpora o conceito mais abrangente de que a saúde tem fatores determinantes e condicionantes o meio físico (água, condições geográficas, alimentação, habitação, etc.); O meio sócio-economico e cultura (ocupação, renda, educação, etc.); Os fatores biológicos (idade, sexo, herança genética, etc.); Oportunidade de acesso aos serviços que visem promoção, proteção e recuperação da saúde.
A Constituição legitima o direito de todos sem qualquer discriminação às ações de saúde em todos os níveis, assim como, explicita que o dever de prover o pleno gozo desse direito é responsabilidade do governo, isto é, do poder publico.
A Constituição estabelece o Sistema Único de Saúde – SUS, de caráter publico,formado por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção única em cada esfera do governo, e sob controle dos seus usuários. Onde os serviços particulares quando conveniados e contratados, passam a ser complementares e sob diretrizes do Sistema Único de Saúde.
O QUE É SUS ?
É uma nova formulação politica e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde estabelecida pela constituição de 1988. Resumindo o SUS é um novo sistema de saúde em construção, o mesmo é