Estampa
Eduardo José Afonso Michillin
Marianna Gonçalves de Carvalho
Trabalho de produção de estamparia com base em movimentos artísticos
Poços de Caldas
2015
Introdução
Este trabalho possuí como o objetivo relatar o processo criativo e construtivo do desenvolvimento de uma estampa inspirada em movimentos artísticos.
Para isso, inicialmente é apresentado o movimento artístico escolhido para a realização da parte prática do trabalho proposto, o cenário em que se produziu o trabalho, abordando os conteúdos estudados pelo grupo. É abordado, também, como se deu a definição das temáticas e das técnicas escolhidas para o desenvolvimento do produto.
A proposta do trabalho de disciplina de Estética e Comunicação, era o desenvolvimento de uma estampa baseada nos movimentos artísticos distribuídos para os grupos em sala de aula, o movimento artístico escolhido por este grupo foi: A Arte Egípcia.
A Arte Egípcia
Preservada por milhares de anos, as peças presentes na arte egípcia revelam os objetivos principais de sua arte: clareza e plenitude.
O objetivo principal da arte egípcia era contar uma história para seu povo, as pinturas eram encomendadas pelo faraó e não havia nenhuma preocupação por parte dos artistas em representar as figuras com proporcionalidade ou realidade.
Os túmulos e templos eram construídos com o intuito de homenagear e proteger as figuras mais importantes na sociedade egípcia, e as esculturas eram utilizadas para decorar e também preservar as múmias que eram depositadas nesses templos.
As pinturas egípcias nas paredes dos túmulos e templos estavam associadas as crenças da imortalidade e possuíam também o objetivo de oferecer alguns elementos para o morto, afim que estes o ajudassem na passagem para o mundo dos mortos, uma vez que, os egípcios acreditavam na vida após a morte.
As cores utilizadas nas peças de arte também possuíam um certo significado para os egípcios, a cor amarela remetia a eternidade,