ENDOMARKETING
Publicado pelo estudioso Saul Bekin em 1995, onde discute o que o especialista Philip Kotler anteriormente chamou de Marketing Interno das Organizações. Segundo o conceito mais importante de Kotler, ele visualiza a evolução do marketing dentro da empresa de acordo com cada etapa, que são quatro: função do departamento, onde as funções se alocam, início da formação, o departamento oficialmente formado.
Para Bekin, o objetivo de toda empresa é desenvolver um produto/serviço de acordo com as necessidades/expectativas do consumidor. E a qualidade é um fator importante neste processo, e para que isso aconteça é fundamental que todos os departamentos estejam envolvidos. Portanto, o papel do Endormarketing é ser justamente esse elo, que alinha a comunicação entre aqueles que participam do processo e um único objetivo.
Endomarketing. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores. Porque Endomarketing pode ser definido também como Marketing Interno, ou seja, suas ações são voltadas para dentro da empresa e visam estimular o ambiente de trabalho, motivando as pessoas, aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos. O objetivo final são os bons resultados mercadológicos, mas não só eles como também como econômicos, administrativos e humanos.
Existem diversas maneiras de se aplicar o Endomarketing dentro da organização. Criar canais de comunicação, estabelecer um meio de comunicação do qual a empresa fala e também escuta o colaborador, exemplos disso são: boletins informativos, mural, jornal interno, etc. Eventos e iniciativas de integração, happy hours e festas pontuais como as do final do ano são as mais comuns porém existem outras maneiras de se aplicar isso, formando por exemplo grupo de estudos, grupos de corridas ou exercícios coletivos, grupos de auxilio a entidades carentes, todas que tenham a intenção de desenvolver algo