EndoMarketing
Outro elemento importante é definir com clareza os objetivos corporativos pretendidos, sejam intermediários ou definitivos e o quanto eles estão consoantes com o perfil do RH, uma vez que o objetivo maior do Endomarketing é ser um instrumento de mudança e motivação eficaz para o alcance desses objetivos.
É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de Endomarketing, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relações com o mercado, clientes, fornecedores, comunidade, governo, etc. O Endomarketing surge então como um dos mais potentes ativadores da qualidade de atendimento, da mudança de atitudes, do empowerment, da motivação e da produtividade, bem como do alcance de metas comerciais e organizacionais.
As áreas de planejamento e ação comumente envolvidas quando da implantação de um projeto de Endomarketing são:
1.1 - Estabelecimento de objetivos
1.2 - Análise de Relacionamentos e Comunicações
1.3 - Planejamento de Ações
1.4 - Treinamento e Desenvolvimento
1.5 - Motivação, Participação e Premiação
1.6 - Medição de Resultados, Reavaliações, Aprimoramentos
2- Elaborando um Programa de Endomarketing Eficaz
2.1 - Primeira etapa do projeto: estabelecer objetivos
A primeira etapa de um projeto de Endomarketing é o estabelecimento de objetivos corporativos, em torno dos quais todo o planejamento de ações, budget e desenvolvimento serão traçados.
Há dois tipos de objetivos organizacionais: os imediatos ou intermediários e os